O projeto SerTão a Gosto reúne comida regional, cultura brasileira, música e teatro pelos palcos de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Depois de estrear no Galpão Cine Horto, em Belo Horizonte, no início do semestre, a próxima parada é a capital federal, cidade de origem da trupe, entre os dias 17 e 20 de outubro, no Teatro Sesc Ary Barroso (504 Sul).
A experiência gastronômica proposta pelo projeto traz um time de renomadas chefs convidadas para a realização de três mesas gastronômicas nas quais o público pode mergulhar na relação entre comida e cultura por meio de receitas carregadas de história. Além disso, há a apresentação do espetáculo cênico-musical-gastronômico “Enluarada – Uma Epopeia Sertaneja”.
A concepção e atuação são assinadas pela atriz Caísa Tibúrcio e a realização é da Casulo Teatro, com produção da Jurumim Produções. O projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC/DF e apoio do Sesc-DF, Korin, Brasília Palace Hotel e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF.
Mesas Gastronômicas
É a primeira vez que o espetáculo Enluarada, criado em 2020, faz junção com as mesas gastronômicas e com a participação de chefs de cozinha. Em Belo Horizonte, a montagem da mesa gastronômica ocorreu no dia 29 de agosto, às 20h. A convidada foi a chef e historiadora Márcia Nunes, do restaurante Dona Lucinha, que virá também para a etapa Brasília.
Na capital federal o projeto será ampliado e contará com três mesas gastronômicas ao todo. Além de Márcia, virão compor o time de chefs convidadas Lydia Gonzalez, do premiado Angá Ateliê Culinário (RJ), e a chef e pesquisadora da culinária africana Aline Chermoula (SP). Cada qual mostrará uma receita clássica do seu repertório produzido em uma panela só, ao passo em que conversam com a plateia sobre o que está por trás de cada prato, com a mediação do crítico gastronômico Guilherme Lobão.



Na sexta (17), a chef Aline Chermoula prepara uma Moamba de Galinha, prato da cultura angolana. Pesquisadora da comida afrodiaspórica, Aline falará como este prato foi uma referência para os sertões de Minas e Bahia, e resultou nas nossas combinações de frango com quiabo.
No domingo (19), será a vez da chef mineira Márcia Nunes, do tradicional restaurante Dona Lucinha, de BH. Ela prepara a famosa canjiquinha com costelinha suína. Como historiadora da cozinha mineira, Márcia também contará ao público a trajetória de formação do prato e seu enraizamento na cultura mineira.
Para fechar as mesas, na segunda (20), a chef Lydia Gonzalez, do Angá Ateliê Gastronômico, de Petrópolis (RJ), prepara uma vaca atolada com pitadas contemporâneas, bem ao seu estilo, de exaltar as origens da cozinha brasileira com um olhar para o futuro. No evento ela conta como este preparo nasce das viagens e transações dos tropeiros pelo Brasil.
A estreia do projeto em Brasília conta com apresentações diárias do espetáculo-solo “Enluarada”, sempre às 20h. As mesas gastronômicas ocorrerão no período da tarde, sempre às 16h30, começando pela apresentação da chef Aline Chermoula, na sexta (17/10), seguido pela chef Márcia Nunes, no domingo (19) e pela chef Lydia Gonzalez, na segunda (20/10).
Toda a programação é gratuita e os ingressos podem ser retirados no dia do evento, antes do início de cada atividade, na bilheteria do Teatro Sesc Ary Barroso ou pela Sympla. Após a apresentação em Brasília, o projeto SerTão a Gosto será realizado em outras suas capitais do país, Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), com participação, respectivamente, das chefs Lydia Gonzalez e Aline Chermoula. Ao todo, o projeto conta com seis mesas gastronômicas e dez apresentações do espetáculo “Enluarada – Uma Epopeia Sertaneja”.

Enluarada
No espetáculo “Enluarada – Uma Epopeia Sertaneja”, a atriz Caísa Tibúrcio transforma o palco em uma cozinha mineira, onde arte e memória se misturam ao cheiro de galinhada recém-preparada. Enquanto prepara o prato em cena, ela narra a história de Maroca e Heitor, um amor sertanejo contado entre lembranças familiares, músicas e poesia. O resultado é uma experiência sensorial que convida o público a provar o teatro, e a própria cultura brasileira, com todos os sentidos.
Inspirada por suas origens mineiras e pela força das mulheres de sua família, Caísa propõe um olhar feminino e afetivo sobre o interior do Brasil. A cozinha, antes vista como espaço de opressão, ganha aqui o papel de território de poder, afeto e partilha.
“Como se trata de uma tradição, acabamos escolhendo a cozinha, que é um lugar que, muitas vezes, dentro dessa cultura patriarcal em que a gente vive, é um lugar de opressão, de sobrecarga para as mulheres.”, justifica Caísa. “Eu quis trazer esse olhar um pouco mais poético porque, muitas vezes, a cozinha é um lugar de poder, de muito afeto. Em Minas, muitas coisas, muitas histórias giram em torno desse espaço, e na minha casa sempre foi assim, uma vez que a cozinha tem essa centralidade social no modo de ser e de se fazer entre as pessoas”, completa.
O espetáculo combina a linguagem do teatro com uma trilha sonora composta pela própria artista, em parceria com a irmã e o pai. A dupla Zé Mulato & Cassiano, indicada ao Grammy Latino em 2019 na categoria “Melhor Álbum Música Raiz”, gravou uma música inédita para o espetáculo “Enluarada – Uma Epopeia Sertaneja”.
O projeto conta com algumas medidas de acessibilidade para garantir a democratização e ampliar o acesso para o máximo de pessoas possível. Na sexta e no sábado (17 e 18/10), as apresentações do espetáculo “Enluarada – Uma Epopeia Sertaneja” contarão com intérprete de Libras e, no domingo e na segunda (19 e 20/10), com audiodescrição ao vivo para pessoas cegas ou de baixa visão. Em ambos os dias, o projeto irá oferecer transporte gratuito, em parceria com instituições locais. Além disso, também conta com programa em Braille e letra ampliada.

Confira a programação completa
17/10 Sexta-feira
16h30: Mesa Gastronômica com a participação da chef e pesquisadora Aline Chermoula (SP), mediada por Guilherme Lobão
20h: Apresentação do espetáculo “Enluarada – Uma Epopeia Sertaneja”. Acessibilidade: Tradução com intérprete de Libras
18/10 Sábado
20h: Apresentação do espetáculo “Enluarada – Uma Epopeia Sertaneja” . Acessibilidade: Tradução com intérprete de Libras
19/10 Domingo
16h30: Mesa Gastronômica com a participação da chef e historiadora Márcia Nunes (BH), mediada por Guilherme Lobão
20h: Apresentação do espetáculo “Enluarada – Uma Epopeia Sertaneja”. Tour tátil 30 minutos antes do início da apresentação. Acessibilidade: Audiodescrição ao vivo para pessoas cegas e de baixa visão
20/10 Segunda-feira
16h30: Mesa Gastronômica com a participação da chef Lydia Gonzales (RJ), mediada por Guilherme Lobão
20h: Apresentação do espetáculo “Enluarada – Uma Epopeia Sertaneja” . Tour tátil 30 minutos antes do início da apresentação. Acessibilidade: Audiodescrição ao vivo para pessoas cegas e de baixa visão
*O projeto irá oferecer transporte gratuito, em parceria com instituições locais. Além disso, o projeto conta com programa em Braille e letra ampliada.
(Com informações da assessoria)
SERVIÇO
Projeto “SerTão a Gosto” com apresentação do espetáculo “Enluarada – Uma Epopeia Sertaneja”
Local: Teatro Sesc Ary Barroso – 504 Sul, Asa Sul, Brasília
Ingressos: podem ser retirados na bilheteria no dia de cada atividade, por ordem de chegada, ou pela Sympla. Toda a programação é gratuita.
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 14 anos

