Brasília Mais Sustentável capacita setores hoteleiro e gastronômico

A intenção é tornar a cidade referência em práticas de sustentabilidade ambiental, social e de governança

Publicado em

Com objetivo de capacitar empreendimentos do setor turístico em práticas de sustentabilidade e ESG (Ambiental, Social e Governança), o projeto Brasília Mais Sustentável tem lançamento marcado para o dia 11 de março, no Restaurante Miró do Brasil 21. A iniciativa, promovida pelo Instituto Brasil de Economia Criativa (Ibraec) reúne parceiros como o Instituto Chico Maia (ICM), SINDHOBAR, Instituto Lixo Zero, Nativa, portal Visite Brasília, além do apoio da Secretaria de Turismo (Setur-DF) e do GDF. O projeto estabelece um conjunto de padrões e boas práticas para avaliar o desempenho sustentável das empresas.  

Em sua fase inicial, 12 empreendimentos dentre hotéis, bares e restaurantes serão capacitados por meio de palestras e oficinas focadas em gestão de resíduos sólidos, qualidade no atendimento, empreendedorismo sustentável e turismo responsável. Os treinamentos acontecerão nos próprios estabelecimentos e terão início em 12 de março e encerramento previsto para 16 de maio, com a apresentação dos resultados alcançados. Nesta primeira fase, participam os seguintes estabelecimentos: Hotéis da rede Hplus: Cullinan, Athos Bulcão, Saint Moritz, Vision e Fusion; B Hotel, Meliá Brasil 21; Joy Hostel. Os restaurantes são: Baco Pizzaria (Asa Sul) Norton Restaurante ( Meliá Brasil 21) e Ticiana Werner.  

Para a líder do projeto e diretora de hotelaria do Sindhobar, Valéria Farias, Brasília tem um enorme potencial para se consolidar como um destino turístico sustentável e regenerativo, alinhado às principais tendências globais de ESG e aos objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).  

“Em Brasília, dispomos de uma população altamente exigente e atenta ao que ocorre nos principais debates globais sobre sustentabilidade. Afinal, somos sede de importantes organismos internacionais, do governo federal e de importantes embaixadas. Nossa cidade tem tudo para ser referência em práticas comerciais sustentáveis. Estamos entre as 10 cidades brasileiras mais visitadas por estrangeiros e, portanto, temos condições de tornar Brasília uma referência internacional também em turismo responsável”,     destaca Valéria.  

Segundo o presidente do Sindhobar, Jael Antônio da Silva, o projeto será um marco para as empresas do DF “O mundo exige que nossas empresas tenham mais responsabilidade socioambiental, e isso se reflete em ganhos para os negócios. O Brasília Mais Sustentável trará ganhos competitivos para nosso setor.”  

A expectativa é que o projeto estimule a adoção de práticas ESG nos estabelecimentos turísticos do Distrito Federal, com aprimoramento dos padrões de qualidade dos serviços oferecidos, resultando em experiencias mais agradáveis para turistas e moradores, além de contribuir para a consolidação de uma Brasília mais sustentável no turismo e reconhecida por suas boas práticas ESG no cenário do turismo nacional.

(Com informações da assessoria)

Últimas Notícias

Popeyes lança super ofertas com até 50% de desconto

omo dizem que o ano só começa depois do Carnaval, o Popeyes® preparou uma...

Gurumê ParkShopping apresenta novos drinks autorais

O Gurumê prepara uma experiência única para os apreciadores de alta coquetelaria com o...

Burger King prepara promoções no iFood durante o mês de março

São Paulo, março de 2025 – O BK® enlouqueceu! Durante o mês de março, a...

Blend Boucherie e Italianíssimo comemoram o Dia do Consumidor

Para quem deseja comemorar o Dia do Consumidor em grande estilo, os restaurantes Blend...

Geléia Burger traz promoção com ingresso de cinema grátis

O Geléia Burger, uma das marcas mais prestigiadas de Brasília, lança uma promoção exclusiva para os...

Sabores autênticos e boêmio: Boteco Sabiá inaugura em Brasília

A capital federal ganha um novo ponto de encontro com alma boêmia, pensado para...

LEIA MAIS

Popeyes lança super ofertas com até 50% de desconto

omo dizem que o ano só começa depois do Carnaval, o Popeyes® preparou uma...

Gurumê ParkShopping apresenta novos drinks autorais

O Gurumê prepara uma experiência única para os apreciadores de alta coquetelaria com o...

Burger King prepara promoções no iFood durante o mês de março

São Paulo, março de 2025 – O BK® enlouqueceu! Durante o mês de março, a...
SiteLock