O Brasil dá adeus a aquela que é dona de um carisma inconfúndivel e personalidade única, que marcou gerações. Morreu neste domingo, 7 de maio, às 11h20, aos 91 anos, a apresentadora e cozinheira Vovó Palmirinha Onofre. Palmira Nery da Silva faleceu em decorrência de agravamento de problemas renais crônicos após ficar internada, desde 11 de abril, na Unidade Paulista do Hospital Oswaldo Cruz, segundo comunidade em seu perfil no Instagram.
“A família, consternada e inconsolável, comunica o falecimento de Palmira Nery da Silva Onofre, a Vovó Palmirinha, aos 91 anos, ocorrido hoje, 7 de maio, às 11h20 em decorrência de agravamento de problemas renais crônicos. Ela estava internada na Unidade Paulista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, desde o dia 11 de abril”, diz comunicado na conta oficial da apresentadora.
Ícone da gastronomia na TV Brasileira, Palmirinha fez sua estreia na TV Bandeirantes, em 1994, ao participar do programa da Silva Popovic. Logo mais, chamou atenção de Ana Maria Braga, que a convidou para o programa “Note e Anote”, na TV Record, ganhando o carinhoso apelido de Palmirinha. Em 1999, foi contratada pela TV Gazeta, de São Paulo, onde passou a ensinar receitas no “Mulheres” e “Pra Você”, além de apresentar o “TV Culinária”.
2010 deu um passo importante na carreira: deixou a TV Gazeta para se dedicar a projetos pessoais. Já em 2015 estrelou o “Palmirinha na TV”, no canal fechado Bem Simples/Fox Life. Fez parte também do elenco do longa-metragem “Internet: O Filme” (2017). Ainda participou, em 2019, do “Mais Você”, na TV Globo, ao lado de Ana Maria Braga; e foi jurada do reality “Chef ao Pé do Ouvido”, da GNT.
O velório acontece nesta segunda-feira, dia 8 de maio, no Cemitério do Morumby, das 9h às 17h (aberto ao público das 11h às 13h). O sepultamento será reservado apenas para os amigos e familiares.
(Com informações do G1)