ECONOMIA

Estabelecimento aproveitam o Dia da Pizza para atrair clientes

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Muito popular no paladar dos brasileiros, a pizza tem até um dia para chamar de seu. Comemorado no dia 10 de julho, o Dia da Pizza é uma data dedicada à apreciação do prato que, apesar da origem italiana, tem a cara do Brasil. Atualmente, de acordo com um levantamento da Associação Pizzaria Unidas do Brasil (Abupra), há mais de 112 mil pizzarias operando no país, evidenciando a popularidade do item.

A origem da data está ligada a um concurso estadual realizado na capital paulista em 1985, que escolheria as melhores pizzas nos sabores marguerita e muçarela. A competição se popularizou tanto que o dia da final acabou se tornando, também, o dia oficial para a comemoração do prato. Desde então, os estabelecimentos aproveitam a data para atrair clientes com novidades, combos exclusivos e promoções especiais.

Promoções para clientes e oportunidade de negócios

Para os empreendedores de bares e restaurantes, especialmente as pizzarias, o Dia da Pizza representa uma excelente possibilidade de aumentar as vendas, fidelizar clientes e fortalecer a imagem do estabelecimento. Por meio de ações estratégicas e inovadoras, é possível proporcionar ao público uma experiência gastronômica memorável, elevando a experiência do cliente a um patamar ainda mais especial.

Segundo Daniel Borges, líder de marketing da Abrasel, a data cria a oportunidade de tematizar ofertas e experiências. “O Dia da Pizza provoca uma nova demanda e aciona gatilhos de urgência no público. Isso significa que, como a experiência acontece uma vez no ano, há apenas uma chance para aproveitá-la. Criar um sabor exclusivo para a ocasião, por exemplo, reforça essa ideia e desperta um novo interesse no cliente. Usar esse potencial de forma consonante com a marca é uma forma de alcançar bons resultados”, explica.

Apostar em novas combinações de sabores para surpreender o público e criar combos promocionais que combinem diferentes pizzas, acompanhamentos especiais ou bebidas são algumas das principais estratégias adotadas pelos empreendedores para aumentar o tíquete médio e a satisfação dos clientes.

Na 1900 Pizzeria, em São Paulo, o potencial da data é reconhecido e se converte em uma experiência especial para o cliente. O gerente de marketing Denis Costa conta que, todos os anos, o estabelecimento aposta na venda de vales.“O vale-pizza tem um valor fixo, mas pode ser trocado por uma pizza de qualquer tamanho e sabor. A venda acontece durante o dia inteiro e o cliente pode fazer a troca até o dia 31 de agosto”, explica.

Mais do que o sucesso da estratégia, a pizzaria também acrescenta outro significado à data, ao realizar uma ação social em parceria com a ONG Bem da Madrugada. No ato solidário, é feita a distribuição de 1900 fatias de pizza para pessoas em situação de rua na região central da capital paulista. Assim, mais pessoas podem saborear o prato que é um grande sucesso entre os brasileiros.

As ‘excentricidades’ brasileiras

Embora a pizza tradicional italiana seja composta por ingredientes básicos como massa, molho de tomate e queijo, o Brasil se destaca na adaptação dos pratos ao gosto local. Isso inclui práticas que podem ser consideradas “excentricidades” culinárias e que, apesar de não chegarem a alcançar a unanimidade do público, ainda encontram seus adeptos.

Um exemplo é o uso do abacaxi, uma fruta tropical que divide opiniões. Algumas pessoas adoram o toque adocicado que o abacaxi traz, enquanto outras acham a combinação mais inusitada. Outro caso é o uso de ketchup, um acompanhamento não tradicional na Itália, mas que é frequentemente encontrado nas pizzas brasileiras.

Além desses exemplos, o Brasil também introduziu o hábito de adicionar azeite às fatias de pizza, o que pode alterar significativamente o sabor do prato. Essa prática permite explorar novas combinações e intensificar o sabor de diferentes ingredientes, proporcionando uma experiência gastronômica única.

Essas variações no preparo e consumo da pizza ilustram como a culinária pode ser adaptada e reinventada para refletir diferentes preferências culturais. Para os empreendedores do setor de bares e restaurantes, essas peculiaridades representam uma oportunidade de inovar e atender às preferências do paladar local. Ao incorporar essas adaptações, é possível não só atrair clientes, mas também celebrar a diversidade e a criatividade da culinária brasileira.

(Com informações da assessoria)

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