ECONOMIA

Estabelecimento aproveitam o Dia da Pizza para atrair clientes

Publicado em

Muito popular no paladar dos brasileiros, a pizza tem até um dia para chamar de seu. Comemorado no dia 10 de julho, o Dia da Pizza é uma data dedicada à apreciação do prato que, apesar da origem italiana, tem a cara do Brasil. Atualmente, de acordo com um levantamento da Associação Pizzaria Unidas do Brasil (Abupra), há mais de 112 mil pizzarias operando no país, evidenciando a popularidade do item.

A origem da data está ligada a um concurso estadual realizado na capital paulista em 1985, que escolheria as melhores pizzas nos sabores marguerita e muçarela. A competição se popularizou tanto que o dia da final acabou se tornando, também, o dia oficial para a comemoração do prato. Desde então, os estabelecimentos aproveitam a data para atrair clientes com novidades, combos exclusivos e promoções especiais.

Promoções para clientes e oportunidade de negócios

Para os empreendedores de bares e restaurantes, especialmente as pizzarias, o Dia da Pizza representa uma excelente possibilidade de aumentar as vendas, fidelizar clientes e fortalecer a imagem do estabelecimento. Por meio de ações estratégicas e inovadoras, é possível proporcionar ao público uma experiência gastronômica memorável, elevando a experiência do cliente a um patamar ainda mais especial.

Segundo Daniel Borges, líder de marketing da Abrasel, a data cria a oportunidade de tematizar ofertas e experiências. “O Dia da Pizza provoca uma nova demanda e aciona gatilhos de urgência no público. Isso significa que, como a experiência acontece uma vez no ano, há apenas uma chance para aproveitá-la. Criar um sabor exclusivo para a ocasião, por exemplo, reforça essa ideia e desperta um novo interesse no cliente. Usar esse potencial de forma consonante com a marca é uma forma de alcançar bons resultados”, explica.

Apostar em novas combinações de sabores para surpreender o público e criar combos promocionais que combinem diferentes pizzas, acompanhamentos especiais ou bebidas são algumas das principais estratégias adotadas pelos empreendedores para aumentar o tíquete médio e a satisfação dos clientes.

Na 1900 Pizzeria, em São Paulo, o potencial da data é reconhecido e se converte em uma experiência especial para o cliente. O gerente de marketing Denis Costa conta que, todos os anos, o estabelecimento aposta na venda de vales.“O vale-pizza tem um valor fixo, mas pode ser trocado por uma pizza de qualquer tamanho e sabor. A venda acontece durante o dia inteiro e o cliente pode fazer a troca até o dia 31 de agosto”, explica.

Mais do que o sucesso da estratégia, a pizzaria também acrescenta outro significado à data, ao realizar uma ação social em parceria com a ONG Bem da Madrugada. No ato solidário, é feita a distribuição de 1900 fatias de pizza para pessoas em situação de rua na região central da capital paulista. Assim, mais pessoas podem saborear o prato que é um grande sucesso entre os brasileiros.

As ‘excentricidades’ brasileiras

Embora a pizza tradicional italiana seja composta por ingredientes básicos como massa, molho de tomate e queijo, o Brasil se destaca na adaptação dos pratos ao gosto local. Isso inclui práticas que podem ser consideradas “excentricidades” culinárias e que, apesar de não chegarem a alcançar a unanimidade do público, ainda encontram seus adeptos.

Um exemplo é o uso do abacaxi, uma fruta tropical que divide opiniões. Algumas pessoas adoram o toque adocicado que o abacaxi traz, enquanto outras acham a combinação mais inusitada. Outro caso é o uso de ketchup, um acompanhamento não tradicional na Itália, mas que é frequentemente encontrado nas pizzas brasileiras.

Além desses exemplos, o Brasil também introduziu o hábito de adicionar azeite às fatias de pizza, o que pode alterar significativamente o sabor do prato. Essa prática permite explorar novas combinações e intensificar o sabor de diferentes ingredientes, proporcionando uma experiência gastronômica única.

Essas variações no preparo e consumo da pizza ilustram como a culinária pode ser adaptada e reinventada para refletir diferentes preferências culturais. Para os empreendedores do setor de bares e restaurantes, essas peculiaridades representam uma oportunidade de inovar e atender às preferências do paladar local. Ao incorporar essas adaptações, é possível não só atrair clientes, mas também celebrar a diversidade e a criatividade da culinária brasileira.

(Com informações da assessoria)

Últimas Notícias

Taypá celebra 14 anos com jantar especial

Uma experiência sensorial inédita na capital. O premiado restaurante Taypá, localizado na QI 17 do...

Fábrica de chocolate se destaca na produção artesanal 

Você sabia que Brasília tem uma fábrica de chocolates? Sim, a capital do país...

“Volta ao Mundo” explora culturas internacionais 

A websérie "Volta ao Mundo em Brasília", criada pelo perfil Dicas do Quadrado, está...

Dia Internacional do Chef: conheça nomes de Brasília

O Dia Internacional do Chef de Cozinha é celebrado em 20 de outubro, uma...

Globo lança novo reality de gastronomia em 2025

A Globo anunciou uma novidade gastronômica para sua grade de 2025: o reality show...

Chefs do The Taste Brasil comandam jantar exclusivo em Brasília

Os participantes da 7ª temporada do The Taste Brasil, os chefs Júlia Almeida, Brenno...

LEIA MAIS

Taypá celebra 14 anos com jantar especial

Uma experiência sensorial inédita na capital. O premiado restaurante Taypá, localizado na QI 17 do...

Fábrica de chocolate se destaca na produção artesanal 

Você sabia que Brasília tem uma fábrica de chocolates? Sim, a capital do país...

“Volta ao Mundo” explora culturas internacionais 

A websérie "Volta ao Mundo em Brasília", criada pelo perfil Dicas do Quadrado, está...
SiteLock