A cidade do Porto é conhecida, tanto nacional quanto internacionalmente, pela sua beleza pitoresca e, claro, pelo vinho que leva seu nome. Melhor ainda é visitar a cidade e vivenciar experiências inesquecíveis com o vinho do Porto. Há muitas opções e, neste guia, você encontrará as melhores e mais originais ideias.
Visita às caves de vinho Taylor’s
Uma das experiências mais tradicionais para quem visita o Porto é explorar as famosas caves de vinho em Vila Nova de Gaia, do outro lado do rio Douro. A cave Taylor’s possui um tour guiado, onde os visitantes aprendem sobre a história da produção do vinho do Porto. A experiência culmina com uma degustação de diferentes tipos da bebida no jardim da propriedade.
Jantar harmonizado
Desmistificando a ideia de que o vinho do Porto é ideal apenas para aperitivos ou sobremesas, a steakhouse 1828, localizada no WOW – World of Wine, em Vila Nova de Gaia, oferece um menu de degustação que harmoniza pratos com vinhos do Porto Vintage jovens. A proposta permite aos visitantes vivenciar o vinho do Porto em um jantar completo, com cada prato combinado a uma variedade de vinhos.
Chocolate e vinho do Porto
O Museu do Chocolate, um dos sete museus WOW, disponibiliza workshops diários que combinam chocolate e vinho do Porto. Durante a atividade, os participantes são guiados por uma degustação sensorial em uma experiência que explora a harmonia entre os dois ingredientes, proporcionando uma nova forma de apreciá-los.
Cursos na Escola de Vinho do WOW
Para quem deseja aprofundar seus conhecimentos sobre o vinho do Porto, a Escola de Vinho do WOW oferta cursos educativos e descontraídos. Durante o curso de 45 minutos, os participantes degustam cinco tipos de vinhos de diferentes estilos, aprendendo sobre sua origem, processo de produção e o que torna esta bebida tão especial.
Francesinha com molho de vinho do Porto
A tradicional francesinha, prato emblemático da culinária portuense, ganha uma versão sofisticada no restaurante T&C também localizado no WOW. Servida com um molho exclusivo à base de vinho do Porto, a comida celebra os ingredientes locais. Além disso, o restaurante possui um ambiente diferenciado, com mesas situadas dentro de réplicas de grandes barris.
Visita às vinhas do vinho do Porto
Para aqueles com mais tempo e curiosidade, uma visita à região do Alto Douro Vinhateiro, Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, é imperdível. A Quinta da Roêda, no Pinhão, propriedade da marca de vinho do Porto Croft, oferece uma imersão completa no cultivo das vinhas que produzem o vinho. Durante a época da vindima, que acontece entre os meses de agosto e outubro, os visitantes podem até participar da tradicional pisa das uvas nos lagares.
Experimente o vinho no Mercado do Bolhão
No Mercado do Bolhão, no coração do Porto, o bar Porto com Tudo tem uma experiência diferente de harmonização de vinhos do Porto. Aqui, é possível combinar a bebida com chocolates Vinte Vinte (marca que tem a sua fábrica no Museu do Chocolate do WOW) queijos e presunto.
(Com informações da assessoria)
Sobre o WOW – World of Wine
O WOW – World of Wine é um novo quarteirão cultural da região do Porto, Norte de Portugal. É constituído por sete museus, doze restaurantes/bares, lojas, uma escola de vinho, um espaço para exposições temporárias e uma galeria de arte. Está situado na margem sul do rio Douro, em Vila Nova de Gaia, e oferece uma vista avassaladora sobre a cidade do Porto e a Ponte Luís I.
Foi inaugurado em julho de 2020 a partir da requalificação de antigas caves de vinho do Porto, que ganham assim uma nova vida ao serviço da cultura e da tradição do Porto e da região Norte de Portugal. O projeto de 55 mil metros quadrados tem como missão revelar o fator WOW da cidade e nasce da ambição de aumentar a capacidade de atração turística da região norte do país.
O WOW compila a história, a magia e as emoções por trás do vinho português, do ritual dos copos e da indústria da cortiça. Mas vai além e acrescenta à fórmula a história do Porto e o que de melhor se faz no norte de Portugal, como os têxteis e a moda. E não falta a componente gastronômica: há diferentes conceitos de restaurantes, bares e cafés para descobrir no local.