Que o brasileiro ama pizza todos sabem, e os dados comprovam. Segundo a Associação Pizzarias Unidas do Brasil, são produzidas no país 3,8 milhões de unidades diariamente. Geralmente, são preparações calóricas, mas a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, ensina como o prato pode integrar o cardápio de forma balanceada. A dica é: equilíbrio e ajuste de ingredientes. “O ideal são massas mais leves e recheios naturais”, afirma.
Renata destaca as pizzas sem glúten, preparadas com aveia e tapioca, e à base de legumes. “São muito nutritivas e ajudam na saciedade devido ao alto teor de fibras”, explica.
A nutricionista lembra que as de massa tradicional agradam a todos e podem ter seu valor calórico reduzido se forem feitas bem fininhas. Isso vale também para a pizza de liquidificador, que, além disso, é muito prática.
A especialista reforça que os recheios merecem cuidado. “A dica é utilizar alimentos mais naturais, como frango desfiado, tomate, rúcula, manjericão, cogumelos, cebola, orégano fresco. Azeitonas, atum, tomate seco, bacon artesanal e queijos em geral podem completar a preparação”, diz. O molho pode ser feito com passatas de tomate para facilitar o preparo, e a muçarela, base de quase todas as pizzas, deve ser de boa qualidade.
Renata ensina como preparar pizzas leves em casa. Confira:
Pizza de espinafre
- 1 tablete de fermento biológico fresco (15g)
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1/2 colher de chá de sal
- 4 colheres de sopa de azeite
- 1/2 xícara de chá de água morna
- 1/2 xícara de chá de espinafre picado
- 2 e 1/2 xícaras de chá de farinha de trigo
- Farinha de trigo para enfarinhar
- Azeite para untar
Recheio
- 2 colheres de sopa de azeite
- 2 xícaras de chá de shitake fatiado
- 2 tomates sem pele e sem sementes picados
- 1/2 xícara de chá de palmito picado
- Sal, orégano e azeitona preta a gosto
- 2 xícaras de chá de muçarela ralada
Modo de preparo:
Bata no liquidificador o fermento, o açúcar, o sal, o azeite, a água, o espinafre e metade da farinha até ficar homogêneo. Despeje em uma tigela e acrescente o restante da farinha, aos poucos, mexendo até soltar da lateral da tigela. Se necessário, acrescente mais farinha. Transfira para uma superfície enfarinhada e sove por 5 minutos. Cubra com um pano e deixe descansar por 1 hora.
Em uma frigideira, em fogo médio, aqueça o azeite e refogue o shitake por 5 minutos ou até murchar. Abra a massa sobre uma superfície enfarinhada com um rolo e transfira para uma forma redonda untada com azeite. Espalhe o tomate, o palmito, o shitake, sal, orégano e o queijo. Leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até dourar. Decore com azeitonas pretas e sirva.
Massa de pizza de liquidificador
- 1 xícara de chá de farinha de trigo
- ½ colher de sopa de fermento em pó
- 1 xícara de chá de leite desnatado
- 1 colher de sopa de manteiga derretida
- 1 ovo
- ½ colher de café de sal
Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador. Em uma assadeira retangular, leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 20 minutos. Acrescente o recheio de sua preferência e leve ao forno por mais 10 a 15 min.
Massa de pizza tradicional
- 2 xícaras de chá de farinha de trigo
- 2 colheres de chá de fermento biológico
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de açúcar
- 1 ovo
- 1 colher de sopa de manteiga derretida
- 50ml de água
Modo de preparo:
Em um recipiente grande, misture a água, o ovo, a manteiga, o açúcar, o sal e o fermento. Acrescente a farinha de trigo aos poucos, até que seja necessário amassar com as mãos. Amasse bem, para que forme uma massa uniforme. Deixe a massa descansar por 30 minutos antes de abrir. Abra com a ajuda de um rolo. Deixe a massa mais fina. Após aberta, coloque em uma forma redonda e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por cerca de 15 minutos. Acrescente o recheio de sua preferência e leve ao forno por mais 10 a 15 minutos.
(Com informações da assessoria)