Alimentação no Carnaval: especialista explica cuidados para não prejudicar a saúde e a folia

Publicado em

Quem vai pular atrás do trio no Carnaval precisa de muita animação e disposição para enfrentar a maratona dos circuitos. E quando a fome aperta, muitos foliões recorrem à comida de rua, como churrasquinho, cachorro-quente, queijinho. Essas opções podem ser práticas e atrativas, mas é preciso muita atenção na higiene, na manipulação e na conservação, para que a festa não termine mais cedo por conta de problemas alimentares.

A professora de Nutrição da Unijorge, Renata Oliveira, faz um alerta para alguns itens bem comuns e que devem ser evitados. É o caso do cachorro-quente, que normalmente fica exposto, sem proteção e é melhor não consumir, principalmente se o molho não tiver aquecido. É bom não arriscar com sanduíches naturais, queijos, como o coalho no espeto, carne, especialmente a mal passada e as opções de refeição que possuem ingredientes crus ou que são muito manipulados, como a salada vinagrete ou a salada de fruta.

“Esses alimentos possuem constituintes que precisariam ser mantidos a uma temperatura controlada, que precisaria de um refrigerador ou um aquecimento, e isso normalmente não é possível nas ruas”, diz a especialista.

Outro aspecto importante é como a comida é manipulada. É necessário verificar se a pessoa que monta e serve o prato está higienizando as mãos e se é ela quem recebe o dinheiro, pois isso não deve ocorrer, já que as cédulas de dinheiro e as moedas podem carregar vírus e bactérias. Outra dica, é sempre olhar o local ao redor e verificar as condições de limpeza, se há água suja parada nas proximidades da produção ou venda, se há animais de estimação muito próximos. Se a instalação não estiver em local adequado, há risco grande de contaminação.

Se o folião errar na escolha, pode desenvolver intoxicação alimentar e apresentar alguns sinais e sintomas característicos como: náusea, vômito, dor abdominal, diarreia, sensação de “suor frio”, não sendo necessária a presença de todos eles juntos. “Os sintomas relacionados à intoxicação alimentar, ou mais precisamente à toxinfecção alimentar, podem surgir entre 30 minutos e 72 horas do consumo. Nesses casos, é necessário procurar atendimento médico para as orientações e cuidados necessários”, destaca Renata.

E para não esquecer, algumas regrinhas são fundamentais para aproveitar a folia com saúde. A hidratação não pode ficar de lado, é preciso beber água sempre. Pode acrescentar também a água de coco para hidratar e repor os eletrólitos perdidos com o suor. Dar preferência por uma alimentação leve e de fácil digestão com vegetais (frutas, verduras, saladas). Consumir feijão com arroz e outros alimentos ricos em carboidratos visando a reposição de energia, e associar à uma proteína para combater a fraqueza muscular, a exemplo do ovo, carne vermelha sem gordura aparente, frango sem pele, peixe sem muito azeite.

Últimas Notícias

Porks aposta em Chope temático no Outubro Rosa

inda no clima da campanha do Outubro Rosa, o Porks - Porco & Chope,...

Restaurante Aragon celebra o Dia do Macarrão

No dia 25 de outubro, em homenagem ao Dia Nacional do Macarrão, o Restaurante...

Nino Cucina e Da Marino dão sugestões de pratos para comemorar

No dia 25 de outubro, sexta-feira, foi instituído o Dia Mundial da Massa. Para comemorar,...

Rede Marietta completa 42 anos no Distrito Federal

Os sanduíches naturais em formato triangular do Marietta já se consolidaram como parte da...

WineSpot acontece nesta quinta (24)

Vinho, boa música e uma vista de tirar o fôlego às margens do Lago...

Conheça lugares para celebrar o Dia Mundial do Macarrão no DF

Em 25 de outubro, é celebrado o dia de um dos pratos mais amados...

LEIA MAIS

Porks aposta em Chope temático no Outubro Rosa

inda no clima da campanha do Outubro Rosa, o Porks - Porco & Chope,...

Restaurante Aragon celebra o Dia do Macarrão

No dia 25 de outubro, em homenagem ao Dia Nacional do Macarrão, o Restaurante...

Nino Cucina e Da Marino dão sugestões de pratos para comemorar

No dia 25 de outubro, sexta-feira, foi instituído o Dia Mundial da Massa. Para comemorar,...
SiteLock