O processo de maturação a seco da carne, chamado de dry aged, consiste em um refinamento que levou séculos para ser finalmente estabelecido, levando em consideração a segurança alimentar, o paladar e a textura. O resultado é um produto com características de sabor e maciez bastante superiores, que não são atingidas por nenhum outro processo. Nessa técnica, cortes selecionados são submetidos a um período de maturação em câmaras climatizadas, que permitem a evaporação gradual da umidade e a concentração das enzimas proteicas, responsáveis por garantir sensações especiais ao paladar.
Durante a maturação a seco, ocorre uma série de reações bioquímicas que promovem a quebra das fibras musculares, resultando em uma carne mais macia e saborosa. A formação de uma crosta externa, conhecida como rind, protege o processo e contribui para o desenvolvimento de aromas complexos, com notas amadeiradas e terrosas, características marcantes do dry aged.
No Açougue do Berg, localizado na entrada da ASBAC (ao lado do Pier 21), os cortes dry aged são obtidos a partir de uma câmara construída sob medida para o restaurante, com paredes em pedra de sal rosa e controle absoluto da temperatura e da umidade, 24 horas por dia. O resultado é um produto de altíssima qualidade, que garante aos clientes experiências sensoriais incríveis.
![](https://sabores.net.br/wp-content/uploads/2025/02/Estufa-maturacao-a-seco-Divulgacao-Acougue-do-Berg-768x1024.jpeg)
Além do dry aged, o restaurante oferece também o butter beef, uma evolução da técnica, na qual os cortes que vão para a maturação recebem uma camada generosa de manteiga, especialmente produzida para esta finalidade, que acrescenta notas de queijo ao sabor da carne.
O Açougue do Berg oferece diversas opções de cortes, permitindo que cada cliente escolha a peça ideal para seu paladar. O preço varia de acordo com o tipo de corte e o tempo de maturação, com preços a partir de R$ 42,00 por 100g. Há ainda hambúrgueres feitos com blend de cortes maturados.
Harmonização
A carne dry aged, devido à sua complexidade no sabor, harmoniza perfeitamente com acompanhamentos que realcem suas características únicas. As sugestões incluem batatas rústicas com alecrim, saladas frescas com vinagrete balsâmico ou até um molho de mostarda e mel, que complementam a robustez da carne sem ofuscar seu sabor principal. “Uma taça de vinho tinto encorpado também é uma excelente escolha para harmonizar com essa verdadeira iguaria”, detalha Berg, chef e sócio do restaurante.
Sobre o Açougue do Berg – Funcionando de segunda a domingo, num espaço arejado e de muito bom gosto, o Açougue do Berg tem capacidade para 700 pessoas. Oferece cortes especiais: carnes Dry Aged, cortes Wagyu, linguiças artesanais de entrada, sobremesas exclusivas (como a panqueca de doce de leite, com finalização super instagramável, que vem acompanhada de gelato artesanal com sabor exclusivo da casa), além de temperos diferenciados, facas e tábuas de primeira linha, que podem ser encontrados na boutique instalada dentro do restaurante.
A casa dispõe ainda de brinquedoteca, fumódromo, espaços para eventos e amplo estacionamento. As bebidas também são um show à parte, com destaque para os drinks autorais, os vários tipos de cerveja, chopp geladíssimo e mais de 150 rótulos de vinhos.
(Com informações da assessoria)
SERVIÇO
Menu: acouguedoberg.com.br
Reservas ou informações: (61) 99175-6835 / (61) 2099-2989