Vinícola Brasília promete revolucionar o mercado de vinhos finos

A partir da união de 10 vinhedos, o negócio traz processos inovadores, práticas sustentáveis e fomento à economia local com a apresentação de cinco rótulos

Publicado em

Em um cenário rico e produtivo como o Centro-Oeste brasileiro, nasce a ideia da Vinícola Brasília. O empreendimento está pronto para abrir as portas oficialmente em abril, para toda a população de Brasília e turistas. A união de 10 vinhedos da cidade – Casa Vitor, Ercoara, Horus, Marchese, Miro, Monte Alvor, Oma Sena, Alto Cerrado, Villa Triacca e Vista da Mata –  promete revolucionar a produção de vinhos finos do país, de colheita de inverno, com práticas sustentáveis, impulsionando a economia local com geração de empregos e movimentando o turismo. A data não poderia ser outra para esse lançamento especial: 21 de abril, aniversário da capital do país.

A história por trás da Vinícola Brasília começa ainda nos anos 1970, após a criação de Brasília, período em que muitos imigrantes do Sul do país, principalmente, vieram à capital para aproveitar as terras férteis e produtivas. Os vinhos se tornaram uma paixão e cresceu a vontade de tornar a região como referência nacional na produção de uvas de alta qualidade para produção de vinhos finos. Hoje, o negócio é administrado por dez famílias que se uniram com esse propósito na região do PAD-DF, tendo a Syrah como a principal casta tinta. Os primeiros vinhedos foram implantados em 2018, os quais diversificam o cultivo de outras castas, como: Tempranillo, Cabernet Franc, Marcelan, Sangiovese, Grenache, Malbec, e as brancas Sauvignon Blanc e Viognier.

O projeto tem sido um verdadeiro laboratório de criatividade e colaboração e a Vinícola Brasília se tornou um farol de inovação e progresso na região. Consultores franceses e enólogos do Sul do país contribuíram para o processo de criação, enquanto os renomados Studio AZ e Lazzeri Arquitetos somaram com sua expertise no projeto arquitetônico das instalações, criando um ambiente que harmoniza o moderno com o tradicional inspirando tanto os amantes do vinho quanto os interessados na história da região em 1.821,63 m².

A estrutura física para vinificação é unificada entre todos os sócios, com equipamentos e maquinários de uso comum para a produção de vinhos assinados pela Vinícola Brasília, produzidos a partir do blend das uvas dos vinhedos do grupo, e também para a produção de rótulos com identidade e estilo próprio de cada vinhedo.

Sustentabilidade é outro elemento importante que a Vinícola Brasília se dedica. O negócio prioriza práticas sustentáveis como a conservação da água com sistemas de irrigação eficientes, reutilização e outras técnicas que reduzem o desperdício assegurando também a qualidade das uvas. Além disso, os vinhedos estão inseridos em uma área onde há preservação e cuidado com vegetação nativa e seus ecossistemas.

Novos rótulos no mercado

O lançamento oficial da Vinícola Brasília traz consigo a apresentação de cinco rótulos, além do já aclamado Vinho Monumental Syrah, lançado em 2023 e reconhecido como um dos 16 vinhos mais representativos na Avaliação Nacional de Vinhos da safra do mesmo ano em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. O vinho foi o único que utiliza a técnica de dupla poda a ser premiado, entre 500 rótulos avaliados no Brasil. 

Os outros rótulos são: o Rosé Pilottis, um blend das uvas Syrah e Tempranillo com aroma delicado de cereja, ameixa e maçã; o Sauvignon Blanc Cobogó, vinho intenso e aromático com pera, melão, goiaba, figo e notas de arruda e broto de tomate; o Malbec Syrah Croqui, vinho tinto encorpado que harmoniza bem com carnes vermelha, suína, massas e queijos fortes; o Malbec Alvorada,  vinho tinto encorpado amadurecido 18 meses em barricas de carvalho, com grande potencial de guarda e o Syrah Alvorada, vinho tinto encorpado e amadurecido 12 meses em barricas de carvalho e fácil de harmonizar com uma grande diversidade de pratos, em especial carnes, aves e queijos fortes e maturados.

No dia 21 de abril, a partir das 16h, a Vinícola Brasília abrirá as suas portas ao público para celebrar a sua inauguração na cidade e os ingressos, para este dia especificamente, custam a partir de  R$ 390 por pessoa (referente ao 1º lote), que inclui degustação e tour pelo espaço.  Mais informações no site. Valores referentes aos outros dias de visitação ainda serão definidos. 

“Além de produzir vinhos excepcionais, a Vinícola Brasília está comprometida em oferecer experiências enoturísticas memoráveis para seus visitantes. Tours pelos vinhedos, degustações guiadas, cursos de vinhos e eventos especiais estão sendo cuidadosamente planejados para celebrar não apenas o vinho, mas também a rica herança cultural dos pioneiros que ajudaram a moldar a história da região”, enfatizam os sócios.

(Com informações da assessoria)


SERVIÇO

Vinícola Brasília – Abertura oficial 

Data: domingo, 21 de abril, a partir das 16h

Ingressos: a partir de R$ 390 no site 

Mais informações: @vinicolabrasilia – Instagram

Últimas Notícias

Taypá celebra 14 anos com jantar especial

Uma experiência sensorial inédita na capital. O premiado restaurante Taypá, localizado na QI 17 do...

Fábrica de chocolate se destaca na produção artesanal 

Você sabia que Brasília tem uma fábrica de chocolates? Sim, a capital do país...

“Volta ao Mundo” explora culturas internacionais 

A websérie "Volta ao Mundo em Brasília", criada pelo perfil Dicas do Quadrado, está...

Dia Internacional do Chef: conheça nomes de Brasília

O Dia Internacional do Chef de Cozinha é celebrado em 20 de outubro, uma...

Globo lança novo reality de gastronomia em 2025

A Globo anunciou uma novidade gastronômica para sua grade de 2025: o reality show...

Chefs do The Taste Brasil comandam jantar exclusivo em Brasília

Os participantes da 7ª temporada do The Taste Brasil, os chefs Júlia Almeida, Brenno...

LEIA MAIS

Taypá celebra 14 anos com jantar especial

Uma experiência sensorial inédita na capital. O premiado restaurante Taypá, localizado na QI 17 do...

Fábrica de chocolate se destaca na produção artesanal 

Você sabia que Brasília tem uma fábrica de chocolates? Sim, a capital do país...

“Volta ao Mundo” explora culturas internacionais 

A websérie "Volta ao Mundo em Brasília", criada pelo perfil Dicas do Quadrado, está...
SiteLock